quarta-feira, outubro 29, 2008

O Lugar

Sócrates - anónimo

O lugar que ocupamos no mundo é uma questão de fundo, que cruza o nosso horizonte, quer a espaços - quando algo nos acontece de marcante - quer permanentemente, caso sejamos espíritos que se questionem constantemente.
Os futebolistas, tradicionalmente apelidados de "limitados", não escapam a este questionamento, se bem que sendo "limitados", o "mundo" a que se referem seja por inerência, limitado ou mais pequeno. Assim, fiquemos com o seguinte excerto, imaginado a partir da Futnovela do jornal diário RECORD, edição de 29 de Outubro de 2008.

Cenário, inicio de mais um treino matinal na academia de Alcochete:

Miguel Veloso (doravante MG) - Bom dia Mister!

Paulo Bento (doravante Tranquilidade) - Bom dia Miguel, dormiste bem, começou bem o dia?

MG - Iá, desde as 05:30, preparei 3 passagens de modelos, provei 3 fatos e duas t-shirts, arranjei as unhas, o cabelo, pintei os cabelos do rabo... hummmm, mais, mais, ah, e tomei um pequeno almoço equilibrado, pois não me esqueço que jogo futebol.

Tranquilidade - Muito bem. Olha, chegou-me aos ouvidos que não estás contente com o teu lugar no campo, de lateral esquerdo. E que tal um lugar na bancada central, serve-te?

MG - Huuuuu!!!

Pois é, o lugar de MG no mundo acabou de se redimensionar exponencialmente, quer ao nível postural, quer ao nível da amplitude de observação, pois passou da posição vertical à posição de sentado, e isto uns metros mais acima do nível do mar.

Já dizia o velho Sócrates, que uma vida sem exame, não é digna de ser vivida. Aproveita as lições do Tranquilidade MG e talvez ainda vás a tempo de ocupar o teu lugar no teu mundo. Por outro lado, o MG representa a crise educativa da nossa sociedade, que tendo muitos mestres, poucos servem de exemplo e os que o são, ou não podem ou não querem dar o exemplo, pois é mais fácil e lucrativo ser popular do que verdadeiro.

Sem comentários: