segunda-feira, dezembro 24, 2007

Pensar, Dizer - A alma do outro lado do espelho

Amadeo de Sousa Cardoso, A Máscara do Olho Verde

Pensar / Dizer

Não me é permitido nem aconselhável dizer tudo o que penso, no modo como penso, pois aquilo que eu digo não é mais do que aquilo que eu quero, ou acho necessário, que os outros saibam ou conheçam de mim, acerca do modo como vejo o mundo e as coisas, mesmo aqueles que eu mais prezo e em quem mais confio.
Caso contrário, corro o riso de me tornar transparente, eliminando o antagonismo que gere o humano, tornando-me em algo tido como garantido, como se de uma posse se tratasse. É um facto que o desejo é fruto de conhecimento insuficiente e não quero deixar de ser alvo de interesse, pois um amor - amor aqui no sentido do desejo, do querer qualquer coisa - desinteressado é um amor desinteressante.

Como nos diz Kundera:

“ […] Um romance é fruto de uma ilusão humana, a ilusão de podermos compreender os outros. Mas que sabemos nós dos outros?”

“ O mais que podemos fazer […] é apresentarmos um relatório sobre nós próprios, cada um apresenta o seu próprio relatório. O resto não passa de um abuso de poder. Tudo o resto é mentira.”


quarta-feira, dezembro 19, 2007


The Speakers of Truth

Por vezes, na nossa vida, com os acontecimentos do dia confirmam-se inquietudes, meditações ou ideias (muitas vezes colocadas de parte ou até mesmo as que nunca foram levadas muito a sério). Expressões, muitas vezes órfãs, ganham uma força avassaladora, esclarecedora. Imagens ou sequências tidas como vulgares, ou superficiais podem tornar-se profundas como o mar, "acontece", dizemos nós.
No filme Uma Questão de Honra o veterano Coronel Jessep volta-se para o júnior e bom vivant Tenente Daniel Kafee e diz-lhe tão só:

The truth, you want the truth
You can´t handle the truth.

O bom e bruto do Jessep estava a dirigir-se à humanidade.

«Os grandes navegadores devem a sua reputação
aos temporais e às tempestades.»

Epicuro, Sentenças Vaticanicas

À sentença, acrescente-se:

E os bravos perduram para além do tempo.

Fica a homenagem a quem já partiu. É também deles este tempo.

Os votos de um Feliz Natal e de um Próspero Ano Novo.